Unidade de Pronto Atendimento (UPA) adere ao Projeto Sprint

MACAÍBA – com vistas a agilizar o atendimento a pacientes em situação de infarto agudo do miocárdio (IAM), o município de Macaíba acaba de aderir ao Projeto Sprint.

A confirmação se deu após uma visita técnica ocorrida na tarde última sexta-feira (01/04), na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), sendo composta por Walkiria e Renata (Secretaria de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Norte – SESAP/RN) e Adriano (Sprint), para checar a adequação da unidade aos requisitos desse projeto.

 O Sprint terá uma estrutura própria dentro da unidade, com tablets, internet 4G, bases de dados sistemática online de apoio, contando com médicos especialistas.

A previsão é que até o próximo dia 19 deste mês de abril, o projeto esteja implementado. Os medicamentos específicos para esse atendimento serão em parte fornecidos pelo Governo do Estado, por meio da SESAP/RN. Por sua vez, a Prefeitura de Macaíba irá licitar os demais.

Antes disso, haverá capacitação com os profissionais locais, médicos, farmacêuticos e enfermeiros plantonistas, juntamente com os técnicos de enfermagem.

 O Projeto Sprint tem sido implantado em diversas regiões do Brasil, onde tem feito a diferença nesse tipo de atendimento, justamente porque otimiza o uso do trombolítico.

O atendimento ao IAM requer a máxima urgência possível, tendo que ser feito nos primeiros 120 minutos depois do aparecimento dos sintomas, ou  seja, 2 horas, conforme preconizado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.