Pare esta guerra “em nome da humanidade”, diz secretário-geral da ONU a Putin

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Antonio Guterres, fez um apelo de última hora nesta quarta-feira (23) ao presidente russo, Vladimir Putin, para que pare a guerra ‘em nome da humanidade’, depois que o líder russo anunciou uma operação militar em leste da Ucrânia.

“Presidente Putin, em nome da humanidade, traga suas tropas de volta à Rússia”, disse Guterres, falando após uma reunião de emergência do Conselho de Segurança sobre a Ucrânia.

As consequências de uma guerra seriam devastadoras para a Ucrânia e de longo alcance para a economia global, acrescentou.

Em discurso na madrugada desta quinta-feira (24), o presidente russo, Vladimir Putin, anunciou uma “operação militar especial” na região de Donbas, no leste da Ucrânia, controlada por separatistas pró-Rússia, que ele declarou independente nesta semana.

“Os confrontos entre forças ucranianas e russas é inevitável, é apenas uma questão de tempo”, declarou o líder russo. “As circunstâncias exigem ação decisiva da Rússia. Não podemos tolerar ameaças da Ucrânia”.

As equipes de reportagem da CNN nas duas maiores cidades ucranianas, a capital Kiev e Kharkiv, informaram que estão ouvindo “grandes explosões” ao longo da madrugada desta quinta-feira na Ucrânia.

Reportagem de Michelle Nichols e Humeyra Pamuk, da Reuters, com informações da CNN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.